SIOS – Halcyon Failure (2012)

Não é só de Dream Theater, Threshold ou Pain of Salvation que vive o metal progressivo mundial! Boa notícia para quem curte este estilo mais, digamos, caprichado do metal. Essa foi constatação que tive ao ouvir o cd de estreia da banda de New Jersey/EUA, SIOS.

Halcyon Failure é um álbum bastante inovador, eclético acima de tudo, mas surpreendentemente legal. Confesso que me diverti muito ouvindo essa obra. Digo obra, pois muitos rotulam estes americanos como participantes do chamado Art Rock, algo que mistura ficção à música, criando efeitos, distorções e principalmente variações bem malucas em uma mesma canção. Guardadas as devidas proporções algo bastante semelhante ao que os suecos do Pain of Salvation, do gênio (ou seria louco?) Daniel Gildenlow, fazem.

Tudo bem, para muitas pessoas (acho que para a maioria) o SIOS pode parecer bem entranho. Tá bom… É estranho, mas é bem interessante. Algumas músicas são realmente empolgantes e misturam peso com técnica de forma bastante eficiente. Ouça “Lost in Wonderland” ou os treze minutos da terceira parte da mini-obra “Halcyon Failure III: The Search for Duende” e ateste. Além disso, preste atenção no refrão e solos de “Xi: Witness to What?” ou “Halcyon Failure I: Where the Change Grows”. Viagem das boas!

Além das doideiras habituais a banda consegue ser suave e atmosférica como ninguém. A semi-balada “The Walls of Morado” é sensacional! Já a linda balada “Heaven” é outro ponto alto. Os caras estavam muito inspirados quando criaram esta música. Ponto mais do que positivo para os músicos: Philip “Dice” Defreitas (baixo e vocal), Christian “Enigma” Cruz (guitarra), April Copes (guitarra) e Gabriel Scholis-Fernandez (bateria). Só para constar, a introdução “Duo Vigilans Finem” me lembrou muito, mas muito mesmo Savatage…

Acho que a palavra que melhor resume este disco seja intrigante. É um som difícil de assimilar, mas que cativa o ouvinte, principalmente se este estiver ávido por novidades fora dos padrões habituais e acima de tudo tiver o discernimento de aceitar a perfeita simbiose entre peso, qualidade musical e improvisações. No site oficial dos caras eles afirmam quererem quebrar barreiras. Acho que estão no caminho certo. Confira, vale à pena!

Tracklist:

1. Duo Vigilans Finem
2. The Garden of Shades
3. Karmatic
4. Xi: A Witness to What?
5. Pyreflies
6. Lost in Wonderland
7. The Walls of Morado
8. Heaven
9. Inside the Tides
10. The Evil in Us
11. Halcyon Failure I: Where the Change Grows
12. Halcyon Failure II: Confusion of Certainty
13. Halcyon Failure III: The Search for Duende

 

This entry was posted in Dicas. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *