PEARL JAM – Live on Ten Legs

Fazer uma resenha de sua banda predileta é muito difícil, especialmente quando se trata de um disco ao vivo comemorativo que deveria trazer todas aquelas músicas que você fez questão de decorar letra e melodia. Bom, mesmo assim vamos tentar…

Live on Ten Legs comemora os vinte anos do lançamento do sensacional debut da banda, “Ten”, o disco que mais ouvi na vida. E para celebrar essa grande estréia, o Pearl Jam lançou mais um álbum ao vivo (sim a banda deve ter uns duzentos) tentando retratar toda sua prolífica carreira.

E não há come negar, a banda de Seattle é impressionante ao vivo. Os guitarristas Mike McCready e Stone Gossard dão show, Jeff Ament (baixo), Matt Cameron (bateria) e Boom Gaspar (teclados) são extremamente competentes, mas é o vocalista Eddie Vedder quem se rouba a cena. E não tem como ser diferente, carismático e afinado, o ex-surfista é a alma da banda e um baita vocalista.

Em Live on Tem Legs a banda tentou montar um set list equilibrado, com todas as fases da carreira, dando suporte especial ao cd mais recente, Backspacer, que possui quatro faixas neste álbum: o single “The Fixer”, a ótima “Just Breathe” (ficou linda ao vivo), “Got Some” e “Unthought Known”.

E imagino como deve ser difícil para a banda criar um setlist, afinal são muitas músicas indispensáveis, e claro que algumas das prediletas de um ou outro acabam de fora. E neste cd não é diferente. Confesso que fiquei frustrado em não encontrar “Black” (minha favorita) e “Even Flow” do saudoso Ten, alem de outras como “Betterman”, “Daughter”, “Crazy Mary”, dentre outras.

Mas mesmo assim, essa compilação de faixas gravadas em diversos lugares do mundo entre 2003 e 2010 é sensacional. “Animal”, “World Wide Suicide”, “Rearviewmirror” e “Spin the Black Circle” garantem a agitação. As indefectíveis e necessárias “Jeremy”, “Alive”, “Porch”, “State of Love and Trust” e Yellow Ledbetter” (sempre utilizada pela banda para fechar os shows) estão lá competentes como sempre, bem como as brilhantes  “I Am Mine” e “Nothing as it Seems”. E claro que não faltam os momentos “isqueiro para o alto” com as baladas “In Hiding” e a já citada “Just Breathe” . Além disso, o PJ ainda tem tempo de homenagear algumas de suas influências com covers de Joe Strummer (ex-vocal do The Clash) com “Arms Aloft” , e “Public Image” da banda britânica PiL, do vocalista John Lydon, do Sex Pistols.

Live on Ten Legs não é um Best of como muitos afirmaram que seria, mas é um ótimo e honesto cd, de uma das bandas que melhor sabem fazer um show ao vivo, afinal quem não lembra dos épicos show realizados no Brasil no final 2005?

Ah… e para terminar, diz a lenda que a banda já tem algumas datas em Novembro deste ano reservadas para um retorno ao Brasil. Vá guardando dinheiro e nos vemos nos shows!
Set list:
1. Arms Aloft
2. World Wide Suicide
3. Animal
4. Got Some
5. State of Love And Trust
6. I Am Mine
7. Unthought Known
8. Rearview Mirror
9. The Fixer
10. Nothing As It Seems
11. In Hiding
12. Just Breathe
13. Jeremy
14. Public Image
15. Spin the Black Circle
16. Porch
17. Alive
18. Yellow Ledbetter

Pearl Jam performing Just Breathe.

This entry was posted in Lançamentos. Bookmark the permalink.

One Response to PEARL JAM – Live on Ten Legs

  1. Joye says:

    Demais de bão ler seus os textos Luizão! Ainda mais quando se fala sobre Pearl Jam!!! Bração

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *